Metrô chegará a Taboão da Serra com método inédito de construção

A extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra vai representar uma verdadeira revolução na mobilidade da cidade e não bastasse isso a construção será feita com o método austríaco inovador denominado de NATM (New Austrian Tunneling Method), em substituição ao tradicional “Tatuzão”. Trata-se de uma técnica de escavação manual, mais lenta, mas amplamente utilizada no mundo por ser eficiente e mais econômica.


Com o metrô o trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos. 

Recentemente o  Banco Mundial aprovou um financiamento de US$ 400 milhões, para a expansão da Linha 4-Amarela do Metrô. 

A extensão de 3,3 quilômetros fará com que o Metrô chegue a Taboão da Serra. Será a primeira vez que o metrô ultrapassará os limites do município de São Paulo.

Com o projeto, duas novas estações serão construídas, estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra, com previsão de atender cerca de 110 mil passageiros por dia até 2030.

Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor de operações do ramal, a escolha da técnica de abertura do túnel foi estratégica:

“Com a tuneladora, o avanço pode chegar a 30 metros por dia. Pelo NATM, a média é de 1,5 metro, mas o custo é menor e a segurança é comprovada.”

O processo consiste na retirada gradual do solo, com reforço de concreto, estruturas metálicas e fibras, garantindo estabilidade ao túnel. As obras avançam em várias frentes simultâneas, partindo de poços de 30 metros de profundidade.

As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil, atendendo a mais de 1,1 milhão de moradores da região.

Um marco para a mobilidade

Atualmente, a Linha 4-Amarela liga a Estação da Luz, no centro da capital, a Vila Sônia, na zona oeste, em 12,8 km com 11 estações. Com a ampliação, Taboão da Serra passa a integrar esse eixo estratégico, garantindo mais rapidez, conforto e inclusão no transporte público.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve no município em 7 de abril de 2025 para dar início às obras, destacando o caráter histórico do projeto.

Da Redação do Jornal na Net

Comentários